Ato Público em defesa da Vila Autódromo hoje, 26/07, às 13h, em frente ao prédio do Tribunal de Justiça no Centro

Os moradores da Vila Autódromo e apoiadores farão um ato público hoje, 26/07, às 13h, em frente ao prédio do Tribunal de Justiça, próximo à Rua Primeiro de Março e ao Edifício Garagem, no Centro do Rio, com o objetivo de reforçar, junto ao Poder Judiciário, a cobrança pela defesa do direito à moradia e o respeito às famílias dos trabalhadores despejados e ameaçados de despejo e remoções, violentamente.

A luta pela permanência da comunidade é antiga. Em 26/08/1993, foi instaurada ação civil pública contra a Vila Autódromo alegando que ela era “causa [de] dano ao ambiente natural, urbano, estético e visual”. De lá para cá, outras tentativas de remoção, pelos motivos mais variados, têm ameaçado seus moradores e, em virtude das obras e empreendimentos em torno dos megaeventos dos quais o Rio será sede (Copa 2014 e Olimpíadas 2016), a situação vem crescendo em dramaticidade.

Em janeiro deste ano, a Defensoria Pública do Estado, representando a Associação de Moradores e Pescadores da Vila Autódromo, conseguiu liminar paralisando o processo licitatório do Parque Olímpico do Rio (justificativa da vez para a remoção), concedida pela juíza Roseli Nalin da 5.ª Vara de Fazenda Pública do Tribunal de Justiça do Rio. A comunidade, porém, foi mantida pelo projeto vencedor do concurso internacional, e as obras do Parque Olímpico liberadas e já iniciadas.

Agora, a Prefeitura usa a construção da Transolímpica como justificativa para a remoção:  ‎”‘Te pego na curva’ é o sétimo argumento da Prefeitura para remover a Vila Autódromo”, diz Inalva Mendes B. Brito, moradora da Vila Autódromo. A comunidade vive, hoje, momento crítico em função do processo de desapropriação do terreno de propriedade da empresa Tibouchina (local onde a Prefeitura pretende reassentar a comunidade) estar em vias de conclusão, com prazo até dia 28 de julho para que os terceiros interessados se manifestem (Vila Autódromo) alegando o que for de direito em razão da expropriação.

Oportuno lembrar que, em defesa da Vila Autódromo, também foi encaminhada representação ao Ministério Público Estadual, pelos mandatos dos vereadores Paulo Pinheiro e Eliomar Coelho, dando ciência ao MPE das irregularidades do terreno no qual a Prefeitura deseja reassentar os moradores e, também, questionando as justificativas dadas pelo Executivo para a desapropriação da comunidade. Esta representação ainda não obteve resposta. Vejam os “argumentos que não se sustentam” para a remoção da Vila Autódromo ao longo dos anos.

Acesse também http://bit.ly/VivaVila para ler o manifesto da campanha pela sobrevivência da Vila Autódromo.

Fica aqui o grito da Vila Autódromo, em escrita e vídeo, e o convite para o ato público aos que compram essa briga.

“QUEREMOS TER DIREITO A CIDADE TAMBÉM, CARREGAMOS ESSE PAÍS NAS COSTAS COM NOSSOS TRABALHOS. NÃO PODEMOS SER CHUTADOS TODA VEZ QUE A ESPECULAÇÃO IMOBILIÁRIA ENCOSTA VALORIZANDO O METRO QUADRADO ONDE MORAM PESSOAS SIMPLES HÁ DÉCADAS COM SUAS HISTÓRIAS DE VIDAS. NÃO PODEMOS SER VÍTIMAS DE UM EVENTO DE 28 DIAS (OLIMPÍADAS 2016). NÃO PERMITIREMOS QUE UM EVENTO, QUE FAVORECE UM PEQUENO GRUPO DE OPORTUNISTAS, SEJA UM PRETEXTO PARA REALIZAREM SEUS OBJETIVOS PARTICULARES; EXIGIMOS RESPEITO. CIDADANIA, SOCIALIZAÇÃO E URBANIZAÇÃO JÁ! CHEGA DE UMA DEMOCRACIA HIPÓCRITA.”

 

Anúncios

0 Responses to “Ato Público em defesa da Vila Autódromo hoje, 26/07, às 13h, em frente ao prédio do Tribunal de Justiça no Centro”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




FCP no Twitter

Flickr FCP

Categorias

Estatísticas do blog

  • 38,436 Visualizações

%d blogueiros gostam disto: