Uma excelente notícia!

 

Rossana Brandão Tavares, uma antiga integrante do FCP, hoje, na França, realizando seu doutorado, acaba de criar, junto com Diana Helene, o blog “FeminismUrbana”. A ideia é criar um espaço para concentrar textos, eventos e outros materiais que relacionem Estudos Urbanos e questões de Gênero. Basta conferir no endereço http://feminismurbana.wordpress.com/
Rossana e Diana, o FCP deseja sucesso nessa empreitada importante e desafiadora para a ação e o debate sobre o urbano.
 

Sobre a história de formação do “FeminismUrbana”

 

  A construção deste blog foi motivada pela “quase-completa” ausência no Brasil de debates, pesquisas, colóquios, seminários, teses, dissertações, artigos etc. sobre as desigualdades de Gênero na Arquitetura,Urbanismo e no Planejamento Urbano – ou no chamados Estudos Urbanos. “Quase-completa” porque sabemos que há iniciativas isoladas que não estão mobilizadas coletivamente a fim de ganhar força no mundo acadêmico. Por esta razão, gostaríamos que este blog seja um instrumento de mobilização e de encontro, de troca de informações.

Há mais de 3 décadas as urbanistas estadunidenses, canadenses e européias/us, sobretudo, inglesas/es e espanholas, têm estudado a questão urbana numa perspectiva feminista. Geógrafas/os destes países também se dedicam ao debate sobre o espaço e gênero. Com enfoques diferentes, vemos que as pesquisas têm ganhando amplitude, repercutindo na América Latina (Argentina, Nicarágua, México, Colômbia etc.). No Brasil, este debate ainda não se estabeleceu, mesmo com trabalhos realizados por movimentos sociais e ONGs, desde a década de 90, esta problemática é pouco pautada pela academia. É possível encontrar algumas geógrafas/os no Brasil que se debruçam sobre o estudo do espaço a partir da perspectiva feminista. No entanto, entre arquitetas e urbanistas ainda são poucos os trabalhos… (1)

Não esperamos, e nem desejamos, uma mera importação das pesquisas e estudos urbanos internacionais para a realidade nacional. Até porque, em alguns países, as reflexões entre urbanistas feministas já estão numa segunda onda, iniciada em meados dos anos 80 e 90, quando se fortalece uma grande crítica ao feminismo eurocêntrico e branco – Black Feminism nos EUA, sobretudo. A realidade e a problemática urbana de gênero no Brasil têm suas particularidades, assim como o feminismo, por isso a nossa ideia é a construção.

Queremos construir coletivamente e de forma solidária um pensamento crítico feminista sobre os estudos urbanos no Brasil. Por isso, todas e todos estão convidadas/os a contribuir com o blog FeminismUrbana a fim de que possamos estimular cada vez mais pesquisas e trabalhos, e formar uma rede de troca estimulante e construtiva para o presente e o futuro de nossas cidades e de nossa sociedade.

Diana Helene _ cartunista, comunicadora popular, feminista, arquiteta e urbanista (FEC/UNICAMP), mestre em planejamento urbano e regional (FAU/USP), doutoranda em planejamento urbano e regional (IPPUR/UFRJ) orientada pela profª. Dra. Soraya Teca Paschoal S. Simões, e em doutorado sanduíche na EHESS, na França.

Rossana Brandão Tavares_ educadora popular, feminista, arquiteta e urbanista (EAU/UFF), especialista e mestre em planejamento urbano e regional (IPPUR/UFRJ), doutoranda em urbanismo (PROURB/UFRJ) orientada pela profª. Dra. Rachel Coutinho, e em doutorado sanduíche na AgroParisTech, na França.

(este blog é uma iniciativa autônoma)

(1) Na UFBA, a arquiteta e professora Paola Berenstein Jacques tem tocado nesse tema a partir de suas pesquisas sobre ‘corpo e cidade’, com a tradução de alguns títulos para o português. A professora e também arquiteta Marlice Azevedo da EAU/UFF, tem orientado trabalhos que buscam trazer a história de arquitetas importantes para o nosso campo. Além das próprias autoras desse blog, que humildemente pretendem contribuir nesse sentido com alguns artigos e com nossos trabalhos de tese de doutorado.”

Anúncios

0 Responses to “Uma excelente notícia!”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




FCP no Twitter

Flickr FCP

Mesa 5 – Transformações urbanas e resistências

Mesa 5 – Transformações urbanas e resistências

Mesa 5 – Transformações urbanas e resistências

Mais fotos

Categorias

Estatísticas do blog

  • 37,153 Visualizações

%d blogueiros gostam disto: