Não é só destruição de casas mas de histórias e memórias

A área portuária não está sofrendo apenas com o processo de remoções, destruições de casas. Cada vez mais se complexifica o processo violações de direitos na região. O patrimônio imaterial e material está sendo devastado, arquitetura e gente, praças e sociabilidades, carne e alma… Na Providência desde julho estava anunciada a destruição na Praça Américo Brum, o único local de recreação das crianças, além de ser uma das áreas mais antigas do Morro. Desde então, a prefeitura não abriu espaço de diálogo com os/as moradores/as da Providência sobre a situação da praça. No antigo Cruzeiro, querem destruir as casas que existem hoje para construir outras  “à moda Parati”, no estilo colonial, no que sido chamado pela prefeitura de centro histórico, que nada tem a ver com a Providência cuja história se vincula a resistência de escravos/as fugidos/as e alforriados/as no século XIX. Na verdade, area portuária guarda em sua materialidade, assim como na sua imaterialidade a história do Rio de Janeiro, principalmente da população pobre e negra. Por isso, não é difícil entender porque querem massacra-los, e as armas são: o Morar Carioca e o Porto Maravilha.

Desde o início deste ano a Praça Américo Brum foi cercada novamente para o início da sua destruição para construção da estação do Teleférico, previsto no Projeto Morar Carioca, a contragosto dos/as moradores/as. Agora, as famílias que residem em casas ao redor e no trajeto do Teleférico e do Plano Inclinado que estão sendo cada vez mais ameaçadas e pressinadas a sairem.

Fotos de 19 de julho de 2011, dia do Ato na Praça Américo Brum, quando foi iniciado as inspeções topográfica:

Este slideshow necessita de JavaScript.

(fotos Favela em Foco e Fase Rio)

Outros links de fotos e notícias:

http://www.vivafavela.com.br/imagens/resist%C3%AAncia-na-provid%C3%AAncia
http://www.facebook.com/media/set/?set=a.255561177802668.85011.100000463634176
http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2011/07/19/construcao-de-teleferico-no-morro-da-providencia-gera-polemica-entre-moradores-no-rio.jhtm

Veja o absurdo que está previsto para o antigo Cruzeiro:

Oratório histórico onde se localizava o antigo cruzeiro, antes das obras do Favela Bairro

Oratório histórico onde se localizava o antigo cruzeiro, antes das obras do Favela Bairro

Apresentação da Prefeitura do que está previsto para o entorno do Oratório

0 Respostas to “Não é só destruição de casas mas de histórias e memórias”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário




Flickr FCP

Categorias

Estatísticas do blog

  • 46.553 Visualizações